16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Realizada de 25 de novembro a 10 de dezembro, a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres tem mobilizado pessoas do mundo inteiro a se comprometer com a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres. O objetivo é sensibilizar a sociedade e discutir formas de enfrentamento desta violação dos Direitos Humanos.

A campanha teve início em 1991, com a iniciativa de mulheres de diferentes países reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership - CWGL). O período escolhido para a Campanha é bastante simbólico: dia 25 de novembro é declarado como o dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres e o dia 10 de dezembro, o dia Internacional dos Direitos Humanos. Desta forma, é feita uma vinculação entre a luta pela não violência contra as mulheres e a defesa dos direitos humanos.

Hoje, cerca de 150 países desenvolvem esta Campanha. No Brasil, a campanha é realizada desde 2003 por meio de ações de mobilização e esclarecimento sobre o tema. No país, o início da Campanha foi antecipado para o dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra - pelo reconhecimento da opressão e discriminação históricas contra a população negra e, especialmente, as mulheres negras brasileiras que são as principais vítimas da violência de gênero.

Dados - Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada três mulheres no mundo já sofreu violência física ou sexual, cerca de 120 milhões de meninas já foram submetidas a sexo forçado e 133 milhões de mulheres e meninas sofreram mutilação genital. Embora essas violações sejam comuns ao cotidiano de milhares de mulheres, muitas vezes elas se tornam invisíveis ou são tratadas como algo relativo à esfera familiar.

Neste ano, a ONU Mulheres, organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero, iluminará o prédio da entidade em Brasília e também a sede principal, em Nova York, com a cor laranja. A iluminação é uma das atividades que serão promovidas de hoje (25) até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, no âmbito dos chamados 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero.

Fonte: Portal Brasil e Portal EBC

Topo

© Copyright 2014 - SEAAC Santos

Mapa do Site Fale Conosco