Casos de HIV sobem 6% em 2017, segundo Ministério da Saúde

Renata Mariz

BRASÍLIA — Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta terça-feira apontam que o número de casos de HIV notificados em 2017 no país foi de 42,4 mil — 6% a mais que os 40 mil de 2016. Cerca de 66,6% dos diagnosticados têm entre 20 e 39 anos. Do total, 73% são homens e 27%, mulheres. Entre os homens com mais de 13 anos, 53,6% se expuseram em relações homossexuais. É a maior proporção desde pelo menos 2007, quando se inicia a série histórica disponível no boletim epidemiológico oficial. Em 2018, foram registradas 17.248 ocorrências até 30 de junho.

Ao longo da apresentação dos dados e divulgação de uma nova campanha para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, que acontece em 1º de dezembro, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, não mencionou os dados específicos sobre a população de homens que se relacionam sexualmente com outros homens, historicamente enfatizada nas políticas contra o HIV. Questionado pelo GLOBO se as estratégias do ministério contemplariam o público considerado vulnerável, Occhi destacou a necessidade de trabalhar a prevenção e a detecção precoce, inclusive com a adoção de autotestes no SUS a partir de janeiro.

— A opção, ela é livre, mas se previna. É só assim que você vai evitar contrair a doença. Então as nossas ações são nesse sentido e os próximos passos, como apresentado, é termos a possibilidade de oferecer às pessoas o autoteste — afirmou o ministro.

Fonte: O Globo

Topo

© Copyright 2014 - SEAAC Santos

Mapa do Site Fale Conosco