Dirigentes participam de campanha pela liberdade de Associação dos Trabalhadores da DHL

O presidente do SEAAC de Santos e da FEAAC, Lourival Figueiredo Melo, participou da campanha da Organização Mundial do Comércio pela liberdade de Associação dos Trabalhadores da DHL, na Colômbia. Melo, que é diretor da CNTC, acompanhou o presidente da Confederação, Levi Fernandes Pinto.

Com os slogans “Respeito DHL Colômbia” e “Liberdade de Associação em DHL Colômbia”, a ação é realizada pela  União Nacional dos Trabalhadores e Serviços do Ramo da Indústria dos Transportes na Colômbia (SNTT), desde o dia 05 de novembro de 2014, com o apoio da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) e da UNI Global.

A campanha é realizada em cinco cidades na Colômbia (Bogotá, Medellín, Cartagena, Barranquilla e Bucaramanga) e tem como objetivo destacar e divulgar a campanha da Organização Mundial do Comércio pela liberdade de Associação dos Trabalhadores da DHL. Foram realizadas ações de panfletagem na porta da DHL com a árdua tarefa de organizar os trabalhadores da DHL, na costa atlântica.

Lourival Figueiredo Melo e Levi Fernandes Pinto visitaram os gabinetes da Uni Américas em Montevidéu, no Uruguai e, ao lado da secretária regional da Instituição, Adriana Rosenzvaig, participaram da campanha que está sendo divulgada em todo o mundo.

A ITF em Sofia, Bulgária, também apoia a SNTT e o seu líder José Ignacio Garzón, em sua luta contra a subsidiária da empresa multi-nacional de logística alemã DHL.

A DHL Express na Colômbia é acusada de prejudicar o Sr. Garzón realocando-o de seu local de trabalho, com suspensão e tratamento discriminatório, inclusive negando-lhe um aumento de salário, apesar de o salário de outros trabalhadores ter sido reajustado.

O Presidente da ITF,  Paddy Crumlin, disse às afiliadas da ITF e a todos os sindicatos que representam os trabalhadores da DHL em todo o mundo que estão preocupados com a atitude da empresa e que vai começar uma ação de solidariedade, incluindo a assinatura de uma carta conjunta pelos sindicatos, para lembrá-los de suas responsabilidades.

“Este tipo de atitude é uma violação dos princípios e compromissos estabelecidos no Pacto Global das Nações Unidas, de que a DHL é signatário”, afirma Crumlin.

FEDERAÇÃO - Os dirigentes da CNTC, Lourival e Levi, também visitaram a Federação dos Empregados do Comércio e Serviços do Uruguai, a Fuecys (Federación Uruguaya de Empleados de Comercio y Servicios), e estiveram em reunião com o presidente da Fuecys, Ismael Fuentes, ao lado dos secretários Carlos A. Baiz e Fábio Riveron. No encontro, os dirigentes falaram sobre as grandes redes de Comércio e Serviços. Também participaram da reunião empregados de redes de Cassino.

 

Fonte: CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio)

Topo

© Copyright 2014 - SEAAC Santos

Mapa do Site Fale Conosco